Grim Fandango

header

Este é um jogo aclamado de forma tão positiva que me deixou perplexa sem perceber porque não conseguia ver a miragem que todos os outros viam. Vamos por partes.

Grim Fandango conta as aventuras de Manny durante quatro anos na terra dos mortos. Com uma atmosfera aterradora e divertida em iguais partes interagimos com figuras de osso e muita salsa. A inspiração da cultura mexicana/espanhol é bastante evidente principalmente no fatídico Dia de Los Muertos.

Em termos de mecânica de jogo ele tinha diversos problemas e travava bastante o que começa a ser enervante após o acumular das horas de jogo. Os puzzles que incluem um número especifico de passos e que obrigam a andar às voltas arrastam a experiência. O ângulo aberto afunda a experiência principalmente porque o Manny anda… muito… muito… devagar. Demorar uma hora em uma parte que representa um quinto do total do nível porque ainda não se tinha descoberto a opção de correr não é nada agradável. O Jacques pode confirmar.

garage2

Esperem… Continuem à espera…

Mas tudo isto é relativo, os jogadores procuram coisas diferentes e existem pessoas que podem gostar desta mecânica. Para mim o que não tem redenção é a história que apenas acontece por uma paixão à primeira vista. A motivação do Manny é muito fraca. Durante anos ele ficou impávido perante as injustiças mas basta um rabo de saias sexy aparecer e espera que é desta que eu dou cabo dos corruptos!

Outro prego no caixão é a decisão de saltar anos com o objectivo de quê? De o Manny ser o patrão de alguma coisa? Não compreendo este corte abrupto e sei que poderia ter sido feito de outra forma.

No fim, Grim Fandango é um jogo que para a sua época vale e que peca apenas por não haver uma crítica honesta sobre o mesmo. O jogo como qualquer outro tem coisas boas e más. Para jogar aconselho a ajuda de um walkthrough ou preparem-se para muitas horas a deambular na terra dos mortos. Boa sorte e esqueçam as opiniões, indo com uma mente aberta.

Que o Magnânimo GIP esteja convosco, L.T:Htlls

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s