Leitura de Janeiro – Red Queen

22328546

Red Queen de Victoria Aveyard

Young Adult, Fantasia, Ficção

Publicado por Harper Teen em 2015

Como começar a falar deste livro… Primeiramente tenho de falar sobre a publicidade envolvida. Não vejo problema quando as editoras comparam o livro a um semelhante, ajuda a promover o livro e a dar uma ideia do que a história possa ser.

O problema foi que neste caso foi abusivo e dá já um alerta negativo ao leitor. Principalmente quando comparam coisas tão distantes como The Hungers Games, Divergente e A Selecção mais os X-Men e a Guerra dos Tronos… Não sei porquê mas elas não encaixam lá muito bem. Para a editora, próxima vez mantenham as coisas simples. Se o livro for bom não precisa de tudo isto.

O livro em si não foi mau, a história foi intrigante mantendo o meu interesse com personagens interessantes como a Rainha, Cal, Maven, Farley com uma narrativa própria da autora. Estes são os pontos positivos.

No lado negativo o livro foi demasiado denso.
Ela tentou separar-se dos restantes livros do género literário e tentou puxar a narrativa para temas mais maduros e adultos perdendo o pouco do charme dos livros de YA. Embora chatas por vezes, as personagens são um ponto chave nestes livros e é ao conectarmo-nos com elas que vivemos a história e esperemos que sejam bem sucedidos ou não.
A Mare, infelizmente, foi uma personagem com a qual nunca me consegui identificar. Ela afastasse da narrativa e do leitor, e após alguma reflexão, percebi que ela não evoluiu durante todo o livro. E acho que isso não consigo perdoar.

Outro grave problema foi a realização de conceitos. Foi muita informação de uma só vez nunca dando tempo para que ela se entranhasse e respirasse por si. Certos momentos impactantes perdem precisamente por não termos tido tempo de conhecer melhor as personagens ou a situação e em vez de ser devastante é apenas mais um no meio de muitos.

O principal problema deste livro: Demasiada informação servida cedo demais.

No fundo não foi tudo mal e o mistério faz com que queiramos continuar a ler o livro e ele desapareceu num ápice porque eu sou demasiado curiosa para esperar. Bem jogado Victoria.

Que o Magnânimo GIP esteja convosco, L.T:Htlls

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s