A série de desventuras de Clary até agora…

Pois é, aventurei-me numa das séries de jovens adultos mais conhecidas e faladas e devo dizer que a experiência até agora tem sido recheada de sentimentos muito contraditórios levando-me a acreditar que possa estar a sofrer a influência de um dos benditos demónios do Valentine.

Acredito que a série poderia ter beneficiado de ser apenas uma trilogia mas falarei um pouco do que li até a este momento, começando por…

A introdução ao mundo dos Caçadores de Sombras foi excelente. Uma boa dinâmica entre as personagens, cenas com acção, ritmo inebriante e rápido com informação nova a ser lançada a cada parágrafo. Esta série não se prende muito numa explicação sobre o que acontece mas mostra o que acontece. O que até é bom.

Gostei da Clary, achei que fosse uma protagonista forte, independente e pertinente. Ela movia a acção questionando o que acontece ao seu redor ajudando o leitor a manter-se à tona. O romance com o Jace foi muito bem conseguido o que me levou a odiar o plot twist lá pelo fim do livro. Porque me parecia que íamos entrar em território perigoso.

Não senti que fosse uma série maravilhosa ou que me arrebatasse mas manteve o meu interesse e tinha alguma expectativa para o segundo livro que já tinha sido publicado. E assim, esperançada, mergulhei no próximo capítulo da saga…

Este foi o livro em que a série começa a perder aos poucos o seu encanto. Sem tentar dar spoilers, o grande entrave romântico que apenas atrasa a relação de Clary e Jace faz o que eu temia, torna a Clary numa Belladependente. (Em que as raparigas se tornam dependentes ao ponto de nada na sua vida funcionar sem o seu interesse amoroso. Vide: Bella em Twilight) E isto para mim é do pior que pode existir! Arruinaram completamente a Clary, eu adorava-a, mas não consigo perdoar as suas más decisões e comportamentos irracionais que me fazem trepar paredes.

Outro problema que deriva imediatamente deste é que o Jace passa a ser o protagonista incontornável desta história porque ele sim move a acção a este ponto onde remexemos no seu passado embrenhado em muitas sombras. O que seria fantástico se houvesse um equilíbrio entre o livro anterior e este. Mas não existe.

Mas nem tudo é mau! A história continua a ser interessante, entram novas personagens cativantes com um vilão a revelar-se, e bom por sinal, que puxa os heróis aos seus limites e para a inevitável conclusão no volume seguinte.

O que para mim poderia ser o último livro desta série simplesmente porque fecha um ciclo de forma exímia mesmo com os seus problemas. Para mim uma trilogia bastaria.

E como foi esta leitura? Um pouco agonizante porque Clary ainda não estava curada da sua maleita e ela ocupa um grande espaço. Lá mais para o meio, e com Clary finalmente restabelecida, a leitura da conclusão épica torna-se muito mais agradável e desfazem a confusão criada pelo plot twist do primeiro livro. (Que eu suspeitava não se manter mas nunca se sabe…)

Com o grande vilão derrotado e a sociedade a despertar para um novo período de paz parece-me a mim que este era um final digno. Não sei o que esperar do próximo volume mas veremos. Irei com uma mente aberta…

Conhecem ou já leram esta saga? Debatam pequenos leitores!

Que o Magnânimo GIP esteja convosco, L.T:Htlls

Leave a Reply

