[Especial Oscares] Ciilvie 7

Baseado na história verídica de Chris Kyle é um dos snipers americanos mais aclamados pela sua técnica e número de mortes que coleccionou ao longo das quatro vezes que lutou pelo exército norte-americano. Apelidado de a Lenda pelos seus colegas, o filme é baseado na autobiografia escrita por Chris e é trazida ao grande ecrã por Clint Eastwood e Bradley Cooper.

Apresentando breves momentos decisivos da sua vida que o levaram a alistar-se nos Navy Seals, a elite do exército, mas centra-se em grande parte nas chamadas tours, uma tour corresponde a um período de tempo em que um membro luta pelo exército podendo mesmo voltar para outras, lugares inóspitos, violentos em que a morte espreita a cada esquina.

Em filmes de guerra é muito fácil perder-se nos números de corpos mas este filme consegue fazer com que cada morte tenha um peso importante para o protagonista. Mais do que a glorificar a lenda, ele tenta mostrar a dura realidade de quem luta pela seu país e os resultados desta escolha. Chris é afectado por stress pós traumático e que o afecta tanto que não consegue focar-se no presente, embora fisicamente em casa, a sua mente nunca regressa pondo em causa a estabilidade familiar e pessoal.

Um bom olhar sobre os lutadores e sobre o que a guerra faz a um homem.

Que o Magnânimo GIP esteja convosco,

L.T:Htlls

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s