[Especial Oscares] Ciilvie

Bem vindos! Bem vindos a esta semana especial onde irei de forma resumida, depois de assistir os mesmos, analizar os filmes que foram nomeados para a categoria de Melhor Filme de forma a criar uma pequena semana temática que culminará no dia 22, com a entrega dos galardões mais desejados. Passamos ao primeiro filme!

O Grand Budapest Hotel é sem dúvida um filme intrigante. Temos de início um monólogo por parte do autor do livro intitulado, sim adivinharam, o Grand Budapest Hotel. Ele fala directamente para a câmara criando uma maior intimidade com o espectador e em seguida entramos noutra realidade, noutra narrativa, a história de como o autor ficou a conhecer a grande trama do Budapest Hotel pelo seu actual proprietário.

Uma história, dentro de uma história, dentro de uma história… E perdi-me…

Separado por capítulos, cada um com o seu título imaginativo e sucinto, acompanhamos o M. Gustave H. e o seu fiel rapaz Zero.

Gustave é o consierge deste consagrado hotel e chega a ser considerado como a alma do mesmo com a sua presença, atenção às hospedes e pelo seu perfume que fica no ar mesmo depois de senhor Gustave ter partido, L’Air de Panache. A vida habitual dos dois é interrompida depois de Madame D. ter morrido e deixado em testamento a pintura extremamente valiosa do Menino com a Maçã a Gustave.

Embora uma comédia com trejeitos inesperados e ousados, este é um filme consegue trazer uma inesperada leveza a temas sérios e marcantes da história mundial. O grande valor desta história é sem dúvida o seu timming cómico e o grande trabalho de cinematografia e fotografia que lembram um pouco um quadro ou mesmo uma banda desenhada, conferindo ao filme algo de único. Faz lembrar os trabalhos independentes e consigo fazer muitas conexões a vários video jogos independentes como a Year’s Walk.

O seu estilo de pintura, as cores brilhantes usadas ou a falta delas para demonstrar uma emoção é sem dúvida o ponto forte desta trama. É um filme para o deleite dos olhos.

Que o Magnânimo GIP esteja convosco,

L.T:Htlls

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s