[Jan14] Ciilvie

The Maze Runner

Sumário de Opinião:

-> É o típico filme de uma distopia. Temos um mundo muito misterioso, em que as pessoas agem de forma estranha e seguem as ordens que lhes foram dadas sem pensarem muito no assunto até que aparece o protagonista e começa a questionar tudo. O habitual neste tipo de filmes.

A acção deste filme, como o título indica, passa-se dentro de um labirinto. Sem sabermos o contexto, o nosso protagonista é atirado para dentro de um elevador de metal até chegar a um lugar onde não conhece ninguém. Sem se lembrar de nada, conveniente, entra em pânico e desata a correr pelo novo espaço na tentativa de fugir, sem muito sucesso visto que o recinto redondo é rodeado por paredes altas. Thomas, o nosso protagonista, faz então as perguntas ditas normais mas apenas lhe dizem que tem de seguir as regras sem explicarem o porquê. É deveras enervante.

Por exemplo, ele pergunta: “Porque não podemos sair do recinto?” ao que lhe respondem: “Apenas não podemos, são as regras.” Como qualquer humano normal, a reposta não convence e então ele tenta na mesma entrar no labirinto até ser deitado ao chão pelo líder segundos antes de as paredes fecharem. Ele foi salvo de uma morte por esmagamento. Ou seja, em vez de serem como pessoas normais e dizerem-lhe simplesmente, “olha, não podes ir agora porque as paredes fecham nesta hora e vais ficar esmagado, deixa para amanhã.”, decidem agir como seres mecânicos.

Esta é das coisas que mais me enerva em filmes e que torna este filme num filme fraco, faz-se tudo para que o plot prolongue o mistério sem pensar em como isso torna as situações artificiais. Todas as personagens são muito mal trabalhadas e planas. São personagens tipo no seu extremos e quando o filme decide fazer algo para mudar isso já não interessa, não tem relevância para o espectador porque ele já não se interessa. E as decisões tomadas são questionáveis, no mínimo, não fazem sentido e podem ser resolvidas e outra maneira. Para além de que certos aspectos tornam-se questionáveis. Quando o motivo de estarem presos no labirinto e como ele funciona começa a parecer idiótico, o filme perde muito.

O protagonista é fraco, o romance entre ele e a rapariga misteriosa é pouco credível. Não existe muita química entre os actores mas isso poderia ser disfarçado. O problema é que eles mal interagem. Pensando bem, é um problema geral para todas as personagens. A pouca interacção entre eles faz com que as preocupações que tenham um pelo outro não façam sentido porque para nós, o público, nunca vimos nada para além de conversa banal e uns olás. A única coisa que para mim salva o filme são as imagens espectaculares e algumas cenas de acção que estão muito bem feitas.

É um filme para matar algumas horas e o final começa a ficar interessante mas não esperem mais do que isto.

Que o Magnânimo GIP esteja convosco,

L.T:Htlls

Advertisements

5 thoughts on “[Jan14] Ciilvie

  1. Por acaso um amigo meu recomendou-me muito este filme, agora fiquei ainda mais curioso. 😄 Mas e a história, achaste que foi boa?

  2. Não foi nada de outro mundo e certos elementos criam muita confusão e não existem muitas respostas. O filme deixa demasiado em aberto, talvez na esperança de fazerem o segundo (que vai sair este ano, em princípio).

    Mas só tu sabes se vais gostar ou não.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s