Guerra dos Tronos

Devo confessar que esperava algo espacial ou fora do comum quando li este livro. Toda a gente fala dele e sempre que um novo episódio da série aparece as redes sociais ficam doidas. Devo dizer que o GIP achou que este livro é um livro bom e que o planeta deveria ler um pouco mais.

Pontos Positivos: 

  • Excelente escrita, fluída e acessível: Sem dúvida um dos maiores trunfos de Martin que permite continuar a ler nas partes mais aborrecidas do livro.
  • Boa construção de mundo: Devo dizer que tem tudo bem estruturado e planeado, dando a noção de que o mundo é real. Desculpo-lhe a exaustiva descrição porque é necessária.
  •  Personagens bem construídas.: Têm todas diversas camadas, trajeitos e expressões próprias que os tornam mais humanos e mais próximos do leitor.
  •  Daenerys.

Pontos Negativos:

  • Excesso de informação: Muitas vezes ao enumerarem diversas histórias e várias pessoas que ninguém quer saber ou que não vão aparecer torna-se chato. Parece que está lá só para encher chouriços.
  • Maus sem voz: O narrador é selectivo, tanto que até o momento, nenhuma das personagens que ganham carácter de vilão, Joffrey, Cercei, Viserys, etc… têm voz. Apenas os heróis da história ganham o destaque de narrarem as situações. Não concordo com esta separação e acho que a narrativa perde um pouco com isso.
  • Ordem questionável: A separação por personagens no meu caso é um problema. Não tenho interesse em nenhuma das outras personagens sem ser a Daenerys. E vejo-me forçada a ler 400 páginas e ela não aparece em nem 1/5 da acção. Talvez de fosse separado por arcos e cada personagem tivesse o seu a narrativa fosse melhor.
  • Demasiadas personagens: São apenas demasiadas personagens para me conseguir importar com todas elas, e ainda existe a possibilidade de ela morrer eventualmente, tornando a narração menos envolvente. Sei que assim é mais fácil de apanhar vários leitores, cada um importa-se por uma personagem mas acabam por comprar o livro, mesmo que metade da informação não lhes interessa.

Nota final: Três estrelas. (3/5)

Que o Magnânimo GIP esteja convosco,

L.T:Htlls.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s