Literatura de Jovem Adultos – Problemas de autor

Já pensaram como os personagens principais do primeiro livro de autores conhecidos de literatura juvenil são a cara chapada dos autores? Encontrei alguns exemplos.

-> Stephanie Meyer e Bella: (Twilight)

As coincidências são fora deste mundo. É o melhor exemplo deste post.

-> Veronica Roth e Beatrice: (Divergente)

É como olhar para um espelho. Não percebi imediatamente ao ler o livro mas ao reflectir percebemos que elas são bastante parecidas fisicamente. Esta imagem é o melhor exemplo que consegui encontrar. (Não consegui encontrar a descrição do livro e não tenho-o comigo neste momento)

-> John Green (em todos mas especialmente Miles Halter)

E caso se perguntem a descrição do Miles é, magrinho, altura média, cabelo acastanhado. Nerd. (O John fez questão de salientar no fim do livro que a sua experiência num colégio interno foi crucial para o livro)

Não me interpretem mal, não digo que os autores são obrigados a escreverem apenas sobre o que desconhecem. É mais fácil escrever sobre um assunto familiar do que se aventurar num assunto desconhecido e ser obrigado a pesquisar imensa coisa mas acho que uma linha perigosa é quebrada quando um autor coloca tanto de si numa personagem. Faz-nos perguntar quanto da personagem é realmente dela e se ela tem tanto do autor para mim cria uma nova problemática em que a narrativa, geralmente guiada pela personagem principal, pode ser subvertida. Só eu é que tenho problemas com isto?

Que o Magnânimo GIP esteja convosco,

L.T:Htlls

4 thoughts on “Literatura de Jovem Adultos – Problemas de autor

Leave a Reply

