Politiquices

Já há bastante tempo que não me dedico a tais pensamentos, classificados de sérios, políticos. Embora muita gente tenha medo de se expressar pelo simples facto de ter de se justificar em seguida, meus amigos eu não tenho tais contratempos! Iluminada pelo GIP expressarei o que muitos temem na era digital.

Primeiramente, acho que devemos separar um pouco a política das politiquices. Infelizmente, é um fenómeno comum que muitas cabeças janotas pensam que é tudo a mesma coisa mas, assim como diz o provérbio, não se deve misturar alhos com bugalhos. Aqui não me refiro aos jogos de estratégia, pouco subtis, entre os partidos, as acusações que os deputados trocam entre si ou muito menos às polémicas. Falo da política pura e dura.

Opções e decisões que se tomam em vista a cumprir os objectivos propostos. Eles podem ser tão variados quanto complexos mas pensemos assim. Eu quero um gelado, portanto, qual a melhor estratégia para obter um? Fazê-lo nós mesmos? Comprarmos a um comerciante local? Comprar a um fornecedor de uma grande marca? Como vêm, podem escolher qualquer uma em plena liberdade democrática.

Passamos agora à ferida…

Muita calma nessa hora gente…. fonte: Público

Lembram-se de que íamos separar as politiquices? Continuando no caminho lógico da compra do gelado. Passamos agora para um país à beira do colapso com uma dívida externa alarmante (que apenas foi sendo alimentada pela ignorância e corrupção de muitos). O que fazemos? Antes que partam ecrãs, prefiro que ponham de lado os vossos sentimentos infames e pensemos juntos. Vamos a analogias.

Têm um navio, ele está cheio de buracos e a água não pára de entrar. Colocam os remendos assim a gosto mas mesmo assim não é suficiente para travar a enchente. Então, têm duas escolhas: saltam ou tentam trazer o barco para a costa e fazem os possíveis para criar um bom casco para a próxima viagem. Pensaram bem? Pois, eu também saltava.

O problema é que, quando se trata de um país, abandonar o navio não é uma opção. Tentarão fazer um esforço para ajudar as pessoas que contam convosco. Terão de tomar medidas que toda a gente odiará mas que, se tiverem sorte, salvam o coiro de muitos durante alguns anos. E a política tomada por este executivo é tentar agarrar o touro pelos cornos enrolados na capita vermelha.

Conclusão, nada contra a política. Sobre o resto, depois vê-se.

Que o Magnânimo GIP esteja convosco.

4 thoughts on “Politiquices

  1. Fiquei um pouco sem perceber qual a tua opinião sobre a detenção deste senhor. Mas eu saltava se tivesse oportunidade, quanto ao resto todos nós temos culpa do que aconteceu e está a acontecer, mas nem me alongo.

  2. Estava a falar do actual governante e das várias críticas que lhe são feitas devido às medidas políticas que tomou para tentar controlar o défice público.

    A minha crítica era que muitos políticos criticam as medidas tomadas e usam-nas como munição quando na verdade teriam feito o mesmo. Ela também era para as pessoas que reclamam por tudo e por nada e não têm noção de que um Estado endividado não pode manter o nível de gastos que tinha, e que mesmo com uma economia que ainda não teve um crescimento real, pedem aumentos. E eu pergunto-me, como que dinheiro?

    Quanto ao Sócrates, ele apenas peca por não ter a coragem de começar a reestruturação assim que chegou ao poder assim como a ilusão que criou de que o país tinha capacidade para as grandes obras quando na verdade estava a rebentar pelas costuras. Prefiro deixar o comentário sobre a detenção em banho maria até o frenesim acabar, também já estou saturada de ouvir sempre a mesma coisa.

  3. Sim depois de ter lido pela segunda vez percebi, só que não sei como editar ou apagar os comentários aqui. E depois tive de sair e já não deixei outro comentárioa avisar.
    Eu já me abesteco do assunto para não ficar maluca.

Leave a Reply

