Desilusão

Pode ser algo pretensioso da minha parte mas deparei-me comum dilema racional no que toca a esta palavra.

Chego a perceber que tem uma carga tão negativa.

Muitas pessoas usam-na para descrever uma situação em que o véu foi levantado e todos os factos revelados, pondo a descoberto grande parte das mentiras que por vezes são impulsionadas por convenções sociais ou por puro temor de ser revelarem em si mesmos. Mesmo assim, não consigo perceber todo o negativismo.

A ilusão não é mais do que isso. Um esquema, uma forma de tornar a realidade mais aceitável e fácil de digerir. Ela não corresponde à realidade. No fundo ela por vezes salvaguarda-nos da ríspidez e crueldade de um mundo na sua essência paradoxal. Mas a ilusão chega a ser um encantamento tão poderoso que por vezes tolda todo o julgamento e acabamos por viver numa fantasia criada pelos nossos cérebros, uma máquina tão genial e minuciosa que se autonomeou.

Mas a ilusão é sempre vista com toques de magia e nunca na sua faceta real. Aquele monstro que enfia as suas garras bem no fundo do ser e não o permite viver em toda a sua magnitude. Ou atingir o seu expoente máximo?

Então porque é que a desilusão é vista como o grande troll debaixo da ponte e a ilusão como o génio que concede todos os desejos?

Portanto, juntem-se nesta causa do magnânimo GIP e acabem com a discriminação contra a desilusão.

Vamos dar-lhe o significado que ele merece.

Advertisements

5 thoughts on “Desilusão

  1. Hum, acho que é porque a desilusão é socialmente ligada à descoberta de uma coisa que era tomada por realidade. Mas sim, concordo e junto-me à causa! o/

  2. Foi um bom reparo. Se a sociedade conseguisse perceber as distorções que faz, metade dos problemas desapareceriam.

  3. Junto-me à causa, mas devo dizer que a desilusão e ilusão estão sempre de mãos dadas, isto porque vejo da seguinte forma: só nos desiludimos porque fomo iludidos por algo ou alguém.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s